Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Conectados

Como a Internet e as conexões estão mudando a vida das pessoas e dos negócios

Publicado por Gaya Machado
há 9 anos

Conectados

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos brasileiros já está conectada à internet. A pesquisa revela que a proporção de internautas no país passou de 49,2%, em 2012, para 50,1%, em 2013, do total da população. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013.

De acordo com o IBGE, o Brasil ganhou 2,5 milhões de internautas (2,9%) entre 2012 e 2013, totalizando aproximadamente 86,7 milhões de usuários de internet com 10 anos ou mais.

Na mesma proporção que o número de brasileiros aumenta, se transformam os hábitos de consumo, trocas de experiência e busca por soluções para o dia a dia. Depoimentos não faltam de pessoas que mudaram sua vida através da internet.

A nutricionista Bruna Katharine, 23 anos sempre foi muito tímida. Há seis anos ela navegava aleatoriamente no Orkut para ver a página de pessoas que não conhecia. A extinta rede social mostrava para o dono do perfil que tinha acessado o espaço e o radialista Fred Petrucci ficou curioso para saber quem era aquela garota com quem não tinha amigos em comuns. A conversa evoluiu rápido e, em uma semana já se conheceram pessoalmente. O namoro completará seis anos em junho. Para Bruna, que se define como tímida, a internet facilita as conexões e amplia possibilidades com muita rapidez e praticidade. Ela confessa que passa o dia conectada.

Anne Silva, 22 anos, cursa medicina no interior da Bahia e, além da área de saúde, também é apaixonada por tecnologia e marketing digital, mas não encontrava nenhum curso em seu estado nesta área de interesse. Navegando na internet, achou uma escola em São Paulo que oferecia um curso sob medida para o que estava buscando e não teve dúvidas, se inscreveu e aproveitou as férias da faculdade para encontrar amigos e expandir os conhecimentos. Ao final da experiência Anne aprendeu mais sobre o mundo digital e ainda fez novas conexões no mundo real. Para ela, a democratização da internet permite que qualquer pessoa com conexão tenha o mundo em suas mãos, e isso não tem preço.

A professora universitária Cristina Campos, 37 anos, também teve sua vida mudada através da internet. Em 2014 ela leu uma reportagem que falava sobre uma janela de ‘outras’ mensagens no Facebook que quase ninguém sabia que existia e resolveu conferir. Lá, havia uma mensagem enviada no ano anterior, por Jefferson Machado, que desconfiava ser seu irmão por parte de pai. Os dois começaram a conversar e constataram que o parentesco realmente era verdade. Um mês depois Jefferson, que morava em Manaus, viajou para São Paulo para conhecer a irmã. Cristina o colocou em contato com o restante da família e todos pretendem estreitar os laços. Cristina conta que nunca imaginou que uma página de internet pudesse conectá-la com um irmão de quem só tinha ouvido falar, mas nunca soube como encontrar.

Histórias como estas acontecem todos os dias no universo virtual e a palavra chave para todas elas é conexão. A internet é, por vocação, um lugar que propicia encontros, mas eles nem sempre acontecem de forma simples, direta ou específica. Bruna encontrou o perfil de Fred aleatoriamente na rede social. Jefferson esperou mais de um ano para que a irmã visualizasse sua mensagem e Anne precisou de pesquisa e empenho para encontrar o que estava procurando.

Foi pensando em tornar ainda mais dinâmica e eficiente esta característica da internet de conectar interesses e pessoas que os empresários André Galassi e Dominic MacDermot idealizaram a Tecnologia Contaty. Depois de grandes conquistas profissionais no ramo de comércio internacional, ambos resolveram usar os contatos que haviam adquirido ao longo da carreira para gerar novos negócios. Mas o primeiro grande projeto da dupla não pôde ser concretizado porque, para que conectassem os interessados no negócio, haviam diversos intermediários e lobistas que inviabilizaram o projeto. Frustrados com a dificuldade de fazer conexões que seriam relevantes para ambas as partes, questionaram-se se não haveria uma tecnologia que fosse capaz de conectar pessoas reais com interesses reais.

Com todo o conhecimento do especialista em tecnologia da informação Wladimir Rezende, eles transformaram a ideia em ferramenta. O primeiro uso foi aplicado em uma plataforma de negócios e ganhou o nome de Contaty. André explica que na plataforma, o usuário descreve o que tem para oferecer ou o que busca e, através da linguagem natural, a inteligência do sistema oferece outras opções de palavras que ajudem a deixar a oferta ou busca ainda mais detalhada e específica. Trata-se da tecnologia do funil de relevância, que faz uso do conceito de cauda longa da internet. Mas o usuário não precisa entender de tecnologia. A plataforma é amigável e busca, em milésimos de segundos, em toda a sua base, unir as duas pontas de interesses: quem oferece algo, com quem busca a mesma coisa. É o chamado match inteligente.

Para Dominic, no mundo em que o networking move as relações comerciais e pessoais, o Contaty faz a diferença porque se encarrega de fazer estas conexões e coloca interesses em comum em contato, sem intermediários, sem indexação, de forma rápida e eficiente.

Hoje, fevereiro de 2015, a plataforma funciona em sua versão Beta em 130 países e já conta com cerca de 9000 pessoas cadastradas, das quais 1000 já tiveram ao menos uma experiência de match inteligente. São mais de 4000 interesses cadastrados e os números aumentam a cada dia. Com o sucesso da tecnologia das experiências bem sucedidas de conexões, André e Dominic entenderam que a mesma solução poderia ser aplicada em diferentes setores, para solucionar problemas reais que pessoas e empresas enfrentam diariamente.

Foi aí que surgiu a Job1, a única plataforma de empregos com triagem inteligente.

A proposta é oferecer ao candidato cadastro gratuito e a certeza de que seu currículo chegará às mãos do empregador que procura alguém com o seu perfil. E ajudar o empregador a tornar os processos seletivos mais dinâmicos e efetivos, na medida em que o RH recupera o controle do recrutamento e seleção, sem a necessidade de contratar intermediários.

A plataforma elimina, ainda, uma das etapas mais custosas das seleções de funcionários – a análise de centenas de currículos porque a exclusiva tecnologia de match inteligente filtra, entre todos os candidatos cadastrados, somente aqueles que estiverem de acordo com as características e qualificações necessárias para a vaga a ser preenchida.

Isso tudo acontece através do uso da linguagem natural, sem termos técnicos ou formulários burocráticos. Cada um dos lados destaca de forma simples e direta o que procura e a tecnologia conecta empregado e empregador, garantindo uma seleção rápida e eficaz.

Com pouco mais de dois meses no ar, a Job1 já conta com cerca de 15 mil candidatos cadastrados e mais de 100 empresas com excelente reputação no mercado brasileiro.

André explica que o propósito tecnologia inovadora desenvolvida é conectar interesses em comum e criar oportunidades, sem a necessidade de intermediários, de forma rápida e eficaz. Para ele, a internet está aí para ser usada e potencializada e o mundo que necessitava de intermediários para que as conexões acontecessem está cada vez mais ultrapassado. Ele conclui: “Ideias, soluções e tecnologias que solucionem problemas e facilitem a vida são mais que bem vindas neste novo cenário”.

Com certeza Bruna, Cristina e Anne concordariam com ele.

Para saber mais:

www.contaty.com

www.job1.com.br


Gaya Machado

11 98666 0668 / gaya@comunicacaoconectada.com.br

  • Publicações1
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conectados/170274022

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)